Drenagem Linfática

Drenagem Linfática Manual (DLM)

 

A drenagem linfática manual (DLM) é um tratamento altamente especializado e integrado, representado por um conjunto de manobras que atuam sobre o sistema linfático (superficial), reduzindo os edemas, ao mesmo tempo que permite ao organismo otimizar os seus processos naturais de regeneração e fortalecer o sistema imunitário.

 

A DLM atua favorecendo uma correta distribuição dos líquidos corporais evitando as estases circulatórias e linfáticas. Dependendo do estado do paciente, apenas uma sessão pode, por exemplo, evidenciar a redução do perímetro abdominal ao mobilizar os líquidos retidos naquela zona. No entanto, para um tratamento completo e eficaz, são normalmente necessárias várias sessões.

 

A DLM tem excelentes resultados em situações de pós-operatório, em casos de retenção de líquidos, edemas e problemas circulatórios. Tem também muitas aplicações estéticas e é uma excelente aliada em processos de desintoxicação e redução de volume.

 

Para reforçar o tratamento, está incluída uma tintura artesanal de plantas drenantes para tomar em casa e dar continuidade ao processo.

 

É um tratamento que deve ser aplicado apenas por técnicos especializados e formação adequada.

 

Terapeuta Joana Sousa