Reeducação Postural Global

RPG – Reeducação Postural Global

 

A Reeducação Postural Global (RPG) é um método criado em 1980 por Philippe Souchard, fisioterapeuta graduado, titular do diploma de estado francês.

 

Método: Consiste em ajustamentos na postura para reorganizar os segmentos do corpo humano, através do alongamento e contracção dos músculos responsáveis pela alteração postural, levando assim a um reequilíbrio da musculatura que permite a postura.

 

Posturas: Existem uma série de posturas utilizadas nas sessões de RPG. A escolha da postura tem por base uma avaliação realizada pelo terapeuta, onde existe um interrogatório, um exame morfológico, observação de exames clínicos, manobras de correcção e esta avaliação é realizada no início de cada sessão.

Indicações: Intervém em diferentes patologias tais como: problemas morfológicos (escolioses, joelhos varo ou valgo, cifolordoses, pés cavos ou planos…), em problemas articulares (cervicalgias, dorsalgias, lombalgias…), problemas pós-traumáticos, respiratórios, neurológicos espásticos, problemas relacionados com a prática desportiva, problemas do períneo e incontinência urinária e também em situações de estrabismo.

 

Sessões: São estritamente individuais, com duração aproximadamente 1 hora, sendo a sua periodicidade em geral, 1 a 2 sessões por semana. A duração total do tratamento depende da patologia, ou seja um problema de coluna vertebral pode ser resolvido em algumas sessões, mas uma escoliose evolutiva de um adolescente ou um problema neurológico podem demoram vários meses.

Benefícios: O terapeuta qualificado, pode corrigir a postura, resolver problemas crónicos da coluna vertebral, tonificar a musculatura, melhorar a função respiratória, favorece o crescimento de 2 a 3 centímetros ou até a recolocação dos ossos no lugar correto. A correção da postura vai permitir a diminuição da pequena barriguinha, de um joelho sobreposto ao outro, a elevação de um dos ombros, entre outras alterações.

 

Quando existe uma melhora na postura e da flexibilidade, o paciente será capaz de melhorar a sua qualidade de vida, as suas atividades da vida diária, o seu controle postural e assim proporcionar uma sensação de bem estar total.

 

Terapeuta Joana Sousa

Yoga Lisboa