Terapia de Bowen

 

A Terapia de Bowen é uma terapia manual que ajuda o corpo a reforçar a sua própria capacidade de auto-regulação através da correção de disfunções mecânicas e/ou do sistema nervoso.

 

O nome da terapia deriva do nome de Tom Bowen, um osteopata autodidacta que desenvolveu ao longo da sua carreira uma técnica original de tratamento neuro- musculo- esquelético. O Tom Bowen começou a dedicar-se à terapia manual nos anos 1950 em Geelong na Austrália, fazendo evoluir e melhorar a sua técnica até falecer em 1982.

 

Trata-se de uma técnica baseada em movimentos em pontos chave do corpo (músculos, ligamentos, tendões, nervos e fáscia). O objectivo das sessões é reequilibrar o corpo e a coluna vertebral e os principais resultados observados pelos pacientes são a redução da dor, o aumento da mobilidade e um maior relaxamento. Estes resultados são obtidos sem manipulação vertebral mas através do relaxamento dos músculos e tecidos que se fixam na coluna. Embora se trate de uma técnica diferente, os princípios e a filosofia utilizados são comuns às várias escolas de osteopatia, quiroprática ou terapia sacro craniana.

O trabalho realizado nas sessões responde às necessidades individuais de cada paciente e é baseado numa avaliação permanente. A coluna vertebral bem como a zona de queixa são avaliadas de forma contínua a cada sessão.

 

A técnica é adaptada à todas as faixas etárias, de recém nascidos a seniores.

 

Terapeuta Matthias Solliec