Massagem de Relaxamento

Massagem Relaxamento

 

Pouco se conhece a respeito da história e origem da massoterapia, contudo Hipócrates (460 a 377 a.C.) considerado o pai da medicina, já utilizava a massagem como uma ferramenta terapêutica nos seus pacientes.

 

A Massagem de Relaxamento, também conhecida como Quiromassagem ou Massagem Anti-Stress é muito mais do que uma terapia capaz de gerar um estado de relaxamento profundo. Esta terapia actua ao nível do sistema músculo-esquelético, incidindo principalmente na coluna, tendo efeitos relaxantes e estabilizadores sobre o sistema nervoso, imunitário e circulatório, activando-os e fortalecendo-os.

Durante a sessão é utilizado um óleo terapêutico permitindo que, em conjunto com as manobras de massagem, vão reduzir a produção de cortisol, hormona libertada pelo organismo quando estamos sob stress. Por outro lado, dá-se a produção de dopamina, neurotransmissor responsável pelo bem-estar e que explica a sensação de relaxamento após uma sessão de massagem.

Além da componente de relaxamento a massagem é capaz de proporcionar diversos benefícios, tanto a nível físico como emocional:

Reduz a ansiedade;

Combate a depressão, pois promove o bem-estar físico e emocional;

Combate o stress e proporciona um sono relaxado;

Estimula a circulação sanguínea e linfática;

Reduz a tensão e dores musculares;

Elimina toxinas e resíduos metabólicos;

Melhora o sistema digestivo, atuando em gastrites e prisão de ventre.

No Desportista: Esta massagem é um complemento ideal para antes do exercício, fazendo com que o músculo pré-aqueça, devido à actividade circulatória. Após o exercício, torna-se um relaxante e tónico.

 

No Stress, Insónias e Torcicolos: Actua no relaxamento muscular do corpo, tornando o sono profundo e diminuindo a contractura dos tecidos, aliviando as dores musculares.

 

Na Terceira Idade: Esta terapia aplica-se como tratamento de dores reumáticas e contribui para aumentar o bem-estar e qualidade de vida do indivíduo.

 

Terapeuta Paulo Antunes

Yoga Lisboa